O QUE VOCÊ COME ANTES DE PEDALAR?

Sabemos que a atividade física é essencial para a saúde. Basta ver a diferença entre quem faz algum tipo de exercício e quem é sedentário. Mas atividade física em excesso pode provocar alguns danos ao nosso organismo, sabia?

O exercício físico libera substâncias que podem causar inflamações no organismo e radicais livres [substâncias tóxicas produzidas pelo organismo]. Estes são prontamente neutralizados por compostos antioxidantes [que impedem danos e lesões às células], que são encontrados na sua dieta diária e nas enzimas que o nosso organismo produz.

Pessoas que não se alimentam corretamente não conseguem neutralizar esses radicais livres, o que leva a um estresse oxidativo, gerando sintomas como fadiga, processos inflamatórios e envelhecimento precoce. Daí a importância de uma dieta balanceada no dia a dia, rica em frutas, verduras e cereais.

E antes daquela trilha, como devo me alimentar?

A maioria das pessoas costuma fazer trilhas no período da manhã, mas mesmo assim nada de pular o café da manhã. Dormimos em média de 8 a 10 horas e durante esse tempo estamos em jejum. Nosso estoque de energia, o glicogênio muscular, está diminuído. Iniciar atividade física nessas condições pode levar a um quadro de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e fadiga.

O ideal é se alimentar com tempo suficiente para fazer a digestão e não sentir desconforto pedalando. Então, procure fazer a refeição cerca de 2 a 3 horas antes de começar a pedalar, claro, dependendo da pessoa e dos alimentos consumidos.

Como nem sempre temos esse tempo para nos programar, dê preferência para alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteínas e gordura (esses dois últimos de difícil digestão). E procure evitar carboidratos de alto nível glicêmico, ou seja, aqueles que aumentam a glicemia (açúcar no sangue) rapidamente, pois essa glicemia alta estimula nosso pâncreas a produzir grande quantidade de insulina e teremos uma hipoglicemia rebote.

Quer uma dica? Que tal substituir o pãozinho branco pelo integral? Já o leite integral também deve ser evitado devido ao alto teor de gordura e proteína, o que dificulta a digestão e pode causar sintomas como náuseas e sensação de estômago estufado durante a atividade.

A cafeína, presente naquele cafezinho gostoso, por exemplo, parece ajudar na oferta de energia. Portanto, está liberada. Mas cuidado com o excesso, pois ela tem uma ação diurética e, principalmente em dias muito quentes, pode desencadear uma desidratação.

Se der tempo, ingerir uma banana meia hora antes de iniciar o passeio é uma ótima opção. É um alimento de baixo ou moderado teor glicêmico, libera glicose de forma lenta e constante para ser usada durante o exercício, retardando o tempo de fadiga.

Quando praticar exercícios com duração de mais de uma hora, o que em geral acontece nas trilhas, o ideal é que além da água, sejam consumidos carboidratos. Podem ser aqueles líquidos ou em gel, que são práticos.

É claro que a hidratação é fundamental. Não saia sem sua reserva de água!

Em caso de dúvidas, o melhor é consultar um bom nutricionista, que poderá fazer uma avaliação e sugerir dieta individualizada, de acordo com seu estado nutricional e nível do exercício que deseja praticar.

Eva Maria Gonzalez Durán

 

 

 

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