Lendas do caminho de Santiago de Compostela – Santo Domingo de la Calzada

nuria01

Quando você entra na catedral de Santo Domingo de la Calzada não imagina que dentro dela vivem algumas galinhas e um galo.

Conta a lenda que um casal e seu filho chamado Hugonell peregrinavam com destino à Santiago de Compostela.
Uma criada de um dos albergues em que pernoitaram se encantou com o rapaz, que não deu atenção a ela. Indignada, a mesma escondeu uma taça de prata na bagagem do rapaz e o denunciou para a polícia.
O rapaz foi julgado e condenado à forca.
No momento em que seus pais foram recolher o corpo, ouviram a voz de um anjo que anunciou que Santo Domingo havia poupado a sua vida.

Domingo-de-la-CalzadaRapidamente seus pais se dirigiram ao juiz da cidade e pediram que o liberassem, pois o rapaz estava vivo e em boa saúde.
O juiz estava à mesa e não deu a mínima atenção ao casal. A sua soberba o fez exclamar: “solto vosso filho quando estas galinhas cantarem novamente!”, mostrando os assados sobre a mesa. Para sua completa surpresa, o galo e a galinha cobriram-se de penas e puseram a cacarejar! Então, o juiz soltou Hugonell.

Desde esse dia, na igreja de Santo Domingo de la Calzada, um galo e uma galinha de penas brancas são mantidos vivos junto ao altar, num alambrado no estilo gótico tardio, coberto com uma tela renascentista que recebe o nome de “Gallinero”.

Os mesmos são substituídos a cada 20 dias e somente ocupam o galinheiro no período  de 25 de abril a 13 de outubro. Ao entrar na igreja, se você ouvir o galo cantar, é um sinal de que a sua peregrinação será bem sucedida. Daí o ditado popular: “Santo Domingo de la Calzada, donde cantó la gallina depués de asada” – Santo Domingo de la Calzada, onde a galinha cantou depois de assada”.

Santo Domingo de la Calzada é um município da Espanha, localizado na província e comunidade autônoma de La Rioja, de 40,09 km² de área e com uma população de 6537 habitantes (2014 – Instituto Nacional de Estatística).

Para os amantes de boa hospedagem, vocês encontrarão por lá um “Parador” (http://www.parador.es/pt), que é uma rede de hotéis conhecidíssima por instalar seus hotéis em castelos e casarões de época.

A distância entre Santo Domingo e Santiago é de 570 km.

 

Lendas do caminho de Santiago de Compostela – Santo Domingo de la Calzada

Vamos mandar embora a ressaca?

Lendas do caminho de Santiago de Compostela – Santo Domingo de la Calzada

Você conhece o Nuno Jorge?

Mais novo

Publique um comentário