Hoje é dia de São Tiago!!!

santiago01

Fim do caminho em 30 06 2013

São Tiago. Santiago. Santiago Mata-Mouros.

Pouco se sabe da vida de São Tiago, discípulo de Jesus, que teria sido decapitado por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia, por volta do ano 44, em Jerusalém. Segundo uma tradição lendária, o corpo de São Tiago teria sido transportado para a Galícia (província da Espanha) e sepultado no lugar de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de Compostela).

já tive a oportunidade de chegar algumas vezes em Santiago de Compostela e comprovar o quanto é forte a fé das pessoas que lá chegam a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro. A missa que é feita diariamente em homenagem aos peregrinos é muito emocionante, principalmente quando o “botafumeiro” (toríbulo, em português)  sobe ao teto da catedral e perfuma o ambiente com o incenso feito de ervas. São necessários 8 homens para poder erguê-lo.

Santiago é o padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, das peregrinações, dos caminhos, dos exércitos espanhol e português, e de inúmeras profissões. Confesso que ele também me ajudou muito no momento da minha doença (leia aqui).

É com este sentimento de fé e agradecimento que eu faço esta pequena homenagem a Santiago de Compostela, cidade que acolhe tantos sonhos e desejos.

Hoje é dia de São Tiago!!!

Quando a gente se reúne, dá nisso!

Hoje é dia de São Tiago!!!

Você conhece o Pablo Rodriguez?

Mais novo

Publique um comentário