Bike e pele – por Regina Ueti

regina02

Minha querida amiga de bike, Dra. Regina Ueti, compartilha abaixo dicas importantes para cuidar da nossa pele. É fundamental proteger o nosso corpo enquanto pedalamos.

Até porque você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? Então, ele merece todo o cuidado possível, especialmente na hora de pedalar!

Vamos lá? Anote tudinho aí!

Sol:

Use um bom protetor solar 30 minutos antes de expor-se ao sol. Reaplique se for um pedal mais longo. Assim, evitamos o aparecimento de manchas , queimaduras, fotoenvelhecimento e, sobretudo, fazemos a profilaxia [medidas preventivas] do câncer cutâneo!

Assaduras:

  • Certifique-se que seu selim [assento triangular da bike] é adequado para você (leve em consideração o formato, altura, etc);
  • Use roupas apropriadas para ciclismo e do tamanho certo. Nem muito largas, nem muito apertadas, mas justas ao corpo. E sem cueca ou calcinha, ok?
  • Pode- se usar um creme ou pomada oleosa para diminuir o atrito causado pela fricção local ( ex: chamois  vaselina). São cremes que minimizam o atrito e evitam assaduras nas regiões mais sensíveis. É ideal para o uso nas partes íntimas;
  • Use sempre roupas muito limpas para evitar a proliferação de bactérias.

Escoriações cutâneas causadas por quedas:

Lave muito bem a escoriação [ferimento] com sabonete neutro e água em abundância. Esfregue bem (se precisar use uma esponja) para retirar detritos, sujeira, terra ou asfalto. Use um spray antisséptico e, a seguir, faça um curativo com uma pomada antibiótica.

Troque o curativo diariamente e, quando estiver reepitelizando (regenerando), tenha muito cuidado com o sol. Se o ferimento inchar, ficar mais vermelho e/ou quente procure seu dermatologista!

Cuide bem da sua pele e bom pedal!

Dra. Regina Ueti é dermatologista, biker e apoia a ONG Orphans Africa: http://orphansafrica.org/

regina01

Regina e Nuria no pedal em Israel em novembro de 2012 em prol do Alyn Hospital – http://www.alynride.org/home

Bike e pele – por Regina Ueti

Hoje (20/01) no Jornal da BAND!

Bike e pele – por Regina Ueti

Pelo caminho de Santiago de Compostela – junho de 2013

Mais novo

Publique um comentário